4 formas de encontrar temas para escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz!

4 Formas de Encontrar Temas para Escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz!

Mais conteúdo! Mais conteúdo! Mais conteúdo!

Os profissionais de marketing ouvem isso o tempo todo. A maioria de nós provavelmente acorda suando frio à noite pensando sobre isso.

“Nós precisamos publicar novos conteúdos!”

“Precisamos atrair mais tráfego!”.

Um fluxo constante de novos conteúdos em seu Site ou Blog caminha lado a lado com backlinks de qualidade, ótimo SEO e grande tráfego no seu site.

No entanto, pode ser um esforço gerar constantemente novos temas no blog.

Neste post, vamos comentar sobre 4 excelentes formas de descobrir temas para escrever.

A melhor parte? Elas estão bem debaixo do seu nariz!

Concorrentes - 4 Formas de Encontrar Temas para Escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz!

1. Concorrentes

Pesquisar palavras-chave do Concorrente é uma forma sutil de descobrir novas oportunidades de Conteúdo para seu próprio site.

Os Benefícios:

  •  Te dá uma ideia do que tem sido bem sucedido para os outros com a Audiência parecida com a sua;
  • Revela novas Palavras-Chave que você pode não ter pensado;
  • Além disso, melhora suas classificações na busca por ter temas frescos no Blog.

Dica Profissional: Quando você escolher palavras-chave de SEO para o blog, foque em sua capacidade competitiva – faça uma análise da capacidade do seu site para classificar uma palavra-chave, com base no seu desempenho passado para direcionar o tráfego orgânico.

Quanto maior a sua capacidade competitiva, mais fácil será para o seu site classificar as palavras-chave mais competitivas.

Por quê fazer isso? Porque estas oportunidades de palavras-chave são baseadas em padrões de pesquisa reais, elas são altamente relevantes para o seu público-alvo, também porque seus concorrentes já usam essas palavras-chave para seus próprios tópicos do blog, e você sabe que há interesse comprovado.


Conteúdo Sazonal - 4 Formas de Encontrar Temas para Escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz!

2. Conteúdo Sazonal

Aproveitar o Conteúdo Sazonal é uma ótima maneira de ficar à frente da criação de conteúdo e ter sempre assuntos para o Blog.

Eventos sazonais populares são muito relevantes(temos por exemplo, as Olimpíadas, Copa do Mundo e outros eventos) e, desde que você destaque um aspecto interessante sobre o tema, o manterá no “top of mind” da sua Audiência.

E uma vez que Eventos Sazonais são garantidos para ocorrer ao mesmo tempo, a cada ano (é o que esperamos!), você pode adaptar as suas ideias de textos baseados no desempenho do ano anterior.

Talvez tentar um tipo diferente de Conteúdo – um vídeo em vez de um Artigo “how-to”.

Ou, talvez você possa publicar um pouco mais cedo, para seu Conteúdo ser acompanhado por de mais leitores.

Em todo o caso, a chave para o sucesso com o Conteúdo Sazonal é o timing.

Se você publicar muito cedo, o seu Conteúdo será irrelevante e se tornará obsoleto.

Se você publicar tarde demais, o pico da conversa terá passado.

Conteúdo Existente - 4 Formas de Encontrar Temas para Escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz!

3. Conteúdo Existente

Há toneladas de Artigos escritos sobre o uso do Conteúdo existente para inspirar novas ideias de tema no Blog, e isso acontece porque é uma grande ideia!

Há tantas maneiras de otimizar ou reutilizar o Conteúdo Existente em novas ideias.

Bons Conteúdos contam com uma história e geralmente possuem apenas uma palavra-chave como alvo.

No entanto, várias ideias podem sair de um único tema ou assunto do Blog.

Procure através do seu conteúdo existente para encontrar novas ideias de assuntos sobre um tema relacionado.

  • Encontre lugares onde você pode (e deve) fornecer informações mais detalhadas sobre um tópico/tema.
  • Identifique palavras-chave que poderiam ser a raiz de um novo artigo.

Por exemplo, a nossa primeira recomendação nesta lista fala sobre o uso do palavras-chave do Concorrente para inspirar novas ideias de tema no Blog.

Mas nós não entramos em detalhes sobre como escolher direitinho as palavras-chave de SEO para o seu site baseado em como você poderia encontrá-las. Hmmm, isso daria um bom post!

Podíamos fazer uma pesquisa de palavras-chave em torno da frase de palavra-chave: “escolher palavras-chave de SEO” para ver se é uma boa oportunidade.

Se for, poderíamos escrever um novo artigo sobre isso, intitulado: “Como escolher palavras-chave de SEO com confiança”. Heeei, vocês viram isso!?!

Agora podemos linkar este artigo que acabamos de criar o título, com esse artigo que você está lendo, de uma forma relevante, proporcionando ao nosso público informações mais detalhadas sobre um tema relacionado.

Não só tivemos uma nova ideia de tema no Blog a partir de um conteúdo existente, como também temos agora uma nova linkagem interna para ajudar nosso SEO.

E, como sabemos, o bom SEO num site inclui: 1) linkagem com páginas em outros lugares no seu site,e  2) ter o número adequado de links externos.


Dica Profissional: Certifique-se de seu conteúdo segue todas as melhores práticas para a otimização on-page com um Verificador de de SEO On-Page.


Representantes de Atendimento ao Cliente - 4 Formas de Encontrar Temas para Escrever no seu Blog que estão bem debaixo do seu nariz

4. Representantes de Atendimento ao Cliente

Os Representantes de Atendimento ao Cliente estão na linha de frente da interação com o Cliente, constantemente respondendo às perguntas e as preocupações dos Clientes com seu produto ou serviço.

Trabalhar com seus Representantes de Atendimento ao Cliente é uma oportunidade de ouro para abordar diretamente as reais e verdadeiras questões dos clientes através do Marketing de Conteúdo.

Os benefícios do desenvolvimento de assuntos para o Blog em torno das vendas do atendimento ao cliente são várias:

     1. Seus representantes de atendimento ao cliente e equipe de vendas obtém Conteúdos valiosos e ilustrativos que podem compartilhar quando se fala de clientes e prospects;

     2. Se a pergunta que você está respondendo não foi abordada antes, incluindo pelos seus concorrentes, você pode se tornar “A Autoridade no Assunto” para a resposta!

Em outras palavras, se você é o único com uma resposta, então é VOCÊ quem o público quer ouvir. (E claro, esperamos que você obtenha mais tráfego para seu site como resultado.)

Um dos exemplos mais bem sucedidos e amplamente citados disso é da River Pools and Spas. Duramente atingida pela recessão em 2008, Marcus Sheridan iniciou um programa de marketing de conteúdo que salvou sua empresa e aumentou seu tráfego em 300%.

A Estratégia: Responder às perguntas mais urgentes do seu cliente – aquelas às quais seus concorrentes tinham medo de falar ou responder.

     3. Você pode construir links interna e externamente, ligando para o seu produto, ligando para o conteúdo relacionado, e conseguir outros sites para linkar ao seu conteúdo também.

No final do dia, as chances são reais – se os seus Clientes estão fazendo estas perguntas, então seus prospects e clientes potenciais também estão, só que você sai ganhando por ter fornecido as respostas!

Uma vez que você colaborou com seus representantes de atendimento ao cliente (ou de vendas) para recolher as perguntas mais frequentes ou dúvidas, faça uma pesquisa de palavras-chave para compreender a opinião ou sentimento das pessoas a essas perguntas.

Em outras palavras, descubra a SINTAXE. (significado abaixo)

Significado de Sintaxe

Descobrir a forma como as pessoas fazem as perguntas que desejam respostas, ajuda você a encontrar as palavras corretas para atingir essas pessoas em seu novo Conteúdo.

Preste atenção nessas palavras-chave potenciais nas ferramentas de Busca de Palavras-chave, assim você poderá encontrar a melhor oportunidade de palavra-chave para o seu site.

Depois de escolher uma grande palavra-chave, comece a escrever!

Encerre o seu novo conteúdo, certificando-se que segue todas as melhores práticas para SEO num site.

Sempre que você se encontrar perguntando: “…mas sobre o que eu posso escrever no Blog?”.

Lembre-se desse artigo!

Com essas 4 formas sólidas para descobrir ideias originais do que postar no Blog, você terá certeza de ter um fluxo constante de Conteúdo de Qualidade que seja relevante para o seu negócio e para seu público!

E você, onde costuma procurar temas para criar Artigos e Conteúdos para seu Blog?

Escreva nos comentários abaixo!


(Texto traduzido e adaptado por FAMA Marketing Digital, do artigo: “4 Places to Find Topics to Blog About Right Under Your Nose!” , do Blog Alexa)

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.