Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada!

Na sequência de uma aparente “onda de hackers” no Instagram, muitas pessoas estão se perguntando como proteger suas contas do Instagram de serem hackeadas.

Ser hackeado é certamente uma situação assustadora, especialmente se você for um negócio que depende do Instagram para gerar vendas ou gerar leads.

Então, o que você pode fazer para proteger sua conta no Instagram? No post à seguir, destacamos 5 estratégias importantes para manter sua conta segura e fora das mãos dos hackers:

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada! - FAMA Mkt Digital

Centenas de contas do Instagram hackeadas em Agosto

Em 13 de agosto, Mashable publicou um artigo detalhando como centenas de contas do Instagram foram invadidas desde o começo do mês.

De acordo com o artigo, usuários em vários países estavam enfrentando o mesmo hack bizarro: eles foram desconectados do Instagram, seus nomes de usuários e fotos de perfil foram alterados, e as informações de contato vinculadas a sua conta foram alteradas para um endereço de e-mail russo (com domínio .ru).

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 2

E enquanto o Instagram rapidamente comentou que não notou um aumento no número de hackeamentos em Agosto, uma rápida busca no Twitter por “Instagram hackeado” revela centenas de usuários do Instagram reclamando que foram recentemente bloqueados de suas contas.

Isso levou o Instagram a publicar um artigo no dia seguinte reconhecendo os hackeamentos e oferecendo conselhos aos usuários afetados sobre como recuperar suas contas (se sua conta foi comprometida, recomendamos verificar o guia do Instagram o mais rápido possível).

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 3

Embora ainda não tenhamos certeza de como os hackeamentos ocorreram, agora é provavelmente um bom momento para analisar a segurança da sua conta do Instagram. Aqui estão 5 dicas para proteger sua conta do Instagram de ser hackeada:

#1: Escolha uma Senha Forte

A dica mais óbvia da nossa lista também é a mais importante.

Uma das maneiras mais comuns pelas quais os hackers invadem contas é adivinhando senhas ou usando senhas antigas que foram comprometidas em violações de dados (recomendamos usar a ferramenta gratuita “Have I Been Pwned?” Para verificar se alguma de suas senhas foi roubada). Portanto, a importância de uma senha forte e complexa não pode ser exagerada.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 4

Embora o Instagram recomende usar uma “combinação de pelo menos seis números, letras e sinais de pontuação”, a maioria dos especialistas em segurança sugere um tamanho mínimo de senha de 8 caracteres.

Você também deve considerar atualizar sua senha do Instagram regularmente – pelo menos uma ou duas vezes por ano, de acordo com a maioria dos especialistas. Você pode até querer usar um gerenciador de senhas para acompanhar e gerenciar suas senhas.

#2: Ativar a Autenticação de Dois Fatores

Quase todas as principais aplicações agora fornecem alguma forma de autenticação de dois fatores (ou 2FA), e isso inclui o Instagram.

Com a autenticação de dois fatores ativada, sempre que você fizer login no Instagram a partir de um dispositivo não reconhecido, será solicitado que você insira um código de segurança do SMS, juntamente com seu nome de usuário e senha. Isso pode ajudar a impedir tentativas de hackers de fazer login na sua conta e alterar suas informações de contato.

Para ativar a autenticação de dois fatores, vá para o seu perfil do Instagram e toque no botão de configurações. Em seguida, role para baixo e toque em Autenticação de dois fatores.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 5

Toque no botão deslizante para a posição “on”.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 6

Se sua conta não tiver um número de telefone confirmado, você será solicitado a inserir um número. Depois de inserir o seu número de telefone, toque no botão seguinte.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 7

Agora, quando você fizer login em sua conta do Instagram de um dispositivo desconhecido, será solicitado que você insira um código de segurança recebido por SMS.

ATUALIZAÇÃO: Em vista dos hacks, o Instagram anunciou recentemente um sistema de autenticação de dois fatores mais robusto que agora permite que você use aplicativos de autenticação de terceiros para acessar sua conta do Instagram.

Para usar um aplicativo de terceiros para fazer login na sua conta do Instagram, vá para o seu perfil, toque no ícone de menu, selecione “Configurações” na parte inferior e escolha “Autenticação de dois fatores“.

Em seguida, selecione “Authentication App” como sua forma preferida de autenticação.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 8

Se você já tiver um aplicativo de autenticação instalado, o Instagram encontrará automaticamente o aplicativo e enviará um código de login para ele. Você precisará recuperar o código e inseri-lo no Instagram, e a autenticação de dois fatores será ativada automaticamente.

Se você não tiver um aplicativo de autenticação, acesse a App Store ou a Google Play Store para fazer o download de um primeiro e depois configurar a autenticação de dois fatores.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 9

#3: Certifique-se de que sua Conta de e-Mail seja Segura

Seu e-mail é um pouco como uma porta de entrada para suas contas on-line. Se alguém tiver acesso a ele, ele também terá acesso a quase tudo o que você usou em seu e-mail. Portanto, verifique se ele é seguro.

A maioria dos provedores de e-mail possui sistemas para bloquear tentativas de login indesejadas e oferecer medidas de segurança, como criptografia de e-mail e autenticação de dois fatores. Se você realmente quer manter sua conta no Instagram segura, você precisa ter certeza de que sua conta de e-mail é igualmente segura.

#4: Revogar o Acesso a Aplicativos de Terceiros que sejam Suspeitos

Uma das dicas de segurança recentes do Instagram é revogar o acesso a qualquer “aplicativo suspeito de terceiros”. Basicamente, isso significa sites ou aplicativos que não seguem as Diretrizes da Comunidade do Instagram ou Termos de Uso (incluindo aplicativos de bot do Instagram que gostam, comentam, e siga outras contas em seu nome).

Para gerenciar seus aplicativos de terceiros, abra o perfil do Instagram no computador, clique no botão de configurações e clique em “Aplicativos Autorizados”.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 10

Aqui você encontrará uma lista de aplicativos que você autorizou a acessar seu perfil e informações da conta. Se você notar algo estranho, pode facilmente clicar em revogar o acesso a aplicativos de terceiros clicando no botão “Revogar Acesso“.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 11

#5: Dicas Extras de Segurança

Embora as dicas acima sejam suficientes para manter sua conta segura, eis algumas outras maneiras de se manter seguro:

A primeira é lembrar-se de sair do Instagram sempre que você usar um computador ou telefone compartilhado. E se você entrar no Instagram a partir de um computador público, certifique-se de não marcar a caixa “Lembrar-me“, pois isso manterá você logado mesmo depois de fechar o navegador.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 12

A segunda é nunca dar sua senha a alguém que você não conhece ou não confia. Esse é bastante óbvio, mas uma das formas mais comuns pelas quais os hackers obtêm acesso às contas das pessoas é por meio de “phishing”.

Como os ataques de phishing funcionam: os hackers enviam um e-mail contendo um link para uma falsa página de login do Instagram. Quando você faz o login com seu e-mail e senha, eles recebem suas credenciais.

Para evitar que isso aconteça com você, verifique se a autenticação de dois fatores está ativada e sempre verifique a legitimidade dos e-mails recebidos.

A terceira dica é ter mais cuidado com as contas que você segue no Instagram. E graças a uma nova ferramenta “Sobre Esta Conta”, você pode fazer exatamente isso.

Com a ferramenta “Sobre Esta Conta“, você pode ver mais informações sobre contas no Instagram que alcançam grandes públicos-alvo. Dessa forma, você pode avaliar a autenticidade da conta antes de segui-la.

Para saber mais sobre uma conta, acesse o perfil dela, toque no botão “…” e selecione “Sobre Esta Conta”.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 13

Lá, você verá a data em que a conta ingressou no Instagram, o país onde a conta está localizada, contas com seguidores compartilhados, quaisquer alterações de nome de usuário no último ano e quaisquer anúncios em que a conta esteja em execução no momento.

Como Proteger sua Conta do Instagram de ser Hackeada - 14

Com o número de contas do Instagram recentemente invadidas atingindo milhares, é muito importante que você tome as medidas certas para proteger sua conta e se proteger contra hackers.

Deixe-nos saber nos comentários se você tiver outras estratégias para manter sua conta segura!


(Traduzido e adaptado por FAMA Marketing Digital, do artigo de Benjamin Chacon: How to Protect Your Instagram Account from Being Hacked, do Blog do Later)

Fontes:

Instagram agora permite que Você compartilhe Postagens no Stories Por que seu Perfil no Instagram é a sua nova Páginal Inicial 5 Atualizações empolgantes para o Instagram que estão chegando em 2018! Os Stories do Instagram se tornaram Direcionadores de Tráfego para Editores e Influenciadores / O Instagram não irá mais Notificar as pessoas quando você capturar os Stories delas / IGTV: O Melhor Guia para a Nova Plataforma de Vídeos do Instagram/Instagram users are reporting the same bizarre hack/Perfil do Twitter de Victoria Butler/Issue affecting access to Instagram accounts/Contas invadidas por hackers/Site “Have I Been Pwned?”/Dicas de Segurança do Instagram New Tools to Help Keep Instagram SafeShould You Use Instagram Bots? Here’s Everything You Need to Know About Instagram Automation Termos de Uso do Instagram Diretrizes da Comunidade do Instagram Perfil do Instagram de Benjamin Chacon Blog do Later