7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram.

7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram

Quando os anúncios do Instagram foram adicionados à oferta de anúncios do Facebook, muitas pessoas presumiram que as duas colocações seriam quase idênticas em termos de melhores práticas, custo e taxas de engajamento. Não é verdade.

Embora os anúncios do Facebook e do Instagram tenham se unido bem em um sistema de anúncios, ainda é crucial considerá-los como duas plataformas muito exclusivas.

Eles são parecidos, mas estão longe de ser idênticos, e para marcas que estão acostumadas a anúncios no Facebook, é isso que você precisa saber antes de veicular uma campanha de anúncios do Instagram.

7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram - FAMA Mkt Digital

#1. Existem dois tipos de anúncios no Instagram

Existem dois tipos de anúncios no Instagram: anúncios que serão exibidos no feed para dispositivos móveis e anúncios de história.

Os anúncios de feed para dispositivos móveis aparecerão nos feeds do Instagram dos usuários, muito parecido com os anúncios regulares do Feed de notícias do Facebook. Como as postagens do Feed de notícias do Facebook, elas podem consistir em vários tipos diferentes de formatos de anúncio, incluindo uma única imagem, um vídeo ou anúncios de carrossel que usam os dois, e podem ser salvos como as postagens normais. Ao contrário das postagens orgânicas em torno deles, esses anúncios permitem adicionar CTAs clicáveis que levam os usuários ao destino de sua escolha.

7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram - FAMA Marketing Digital 2

Ainda não temos um equivalente no Facebook para anúncios de histórias. Eles fazem parte do recurso semelhante ao Snapchat do Instagram e jogam entre conteúdo orgânico de usuários que o espectador segue. Eles ocupam toda a tela de um usuário (exigindo um conteúdo com uma proporção de 9:16), mas são mais curtos do que os vídeos comuns e, depois que saem, os usuários não podem rolar para trás.

Eles são bons para criar reconhecimento da marca e enviar tráfego para seu site.

7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram - FAMA Marketing Digital 3

#2. Ambos os Tipos de Anúncios são somente para Dispositivos Móveis

Embora você possa acessar o Instagram a partir de sua área de trabalho, os anúncios são exibidos apenas para usuários de dispositivos móveis. Isso faz sentido, já que o Instagram foi projetado como um aplicativo para dispositivos móveis.

Os anunciantes devem planejar suas campanhas no Instagram de acordo. Um anúncio “Comprar Agora“, que leva os usuários a um processo de checkout complicado, pode não funcionar bem como um anúncio com um caminho de conversão simples, como um download de aplicativo ou uma visita ao website.

7 Coisas para Saber Antes de Executar uma Campanha Publicitária no Instagram - FAMA Marketing Digital 4

#3. Existem vários formatos de Anúncio para escolher

Os anúncios para dispositivos móveis do Instagram não se limitam a uma única imagem (embora possam ser extremamente eficazes). Seu anúncio pode incluir:

  • Uma única imagem;
  • Um único vídeo;
  • Um anúncio de carrossel, com um mínimo de duas imagens ou vídeos que os usuários podem percorrer;
  • Um anúncio de apresentação de slides, que é um anúncio em vídeo em loop que contém até 10 imagens;

#4. Comprimentos máximos de vídeo para Instagram são menores que os do Facebook

Os requisitos de duração do vídeo do Instagram são diferentes daqueles usados pelos profissionais de marketing do Facebook. Os anúncios para dispositivos móveis devem ser mantidos com menos de 60 segundos e os anúncios de história devem ser mantidos com menos de 15 segundos.

Se você estiver executando uma campanha com canais para o Instagram e o Facebook, lembre-se: o Facebook permite que os vídeos passem dos 60 segundos. Por isso, você precisa exibir anúncios separados ou recortar o vídeo para atender às especificações do Instagram.

#5. Você não precisa usar Hashtags

Como você paga por eles, os anúncios do Instagram têm a garantia de serem entregues ao seu público-alvo. E isso significa que você não precisa usar hashtags para aumentar a visibilidade e a capacidade de descoberta de seu conteúdo.

Então, vá em frente e desobstrua suas legendas no Instagram e deixe as hashtags.

#6. Anúncios no Instagram podem custar mais do que Anúncios no Facebook

De acordo com um teste recente e uma análise detalhada da AdEspresso, os anúncios do Instagram custam mais do que os canais da rede do Facebook e do público-alvo.

No teste da AdEspresso, o custo médio por clique (CPC) de um anúncio no Instagram foi de cerca de US$0,70.

É importante notar também que o CPC é visivelmente diferente devido a vários fatores: o público feminino tem CPCs mais altos do que o masculino, os fins de semana têm CPCs mais altos do que os dias da semana e os dispositivos Apple têm CPCs mais altos do que os Android. Veja o relatório completo aqui.(em inglês)

#7. Alto Engajamento significa que os Anúncios do Instagram valem o custo

Embora os anúncios no Instagram possam custar mais do que outras plataformas e opções de posicionamento dentro do sistema de anúncios do Facebook, o alto engajamento faz com que eles valham a pena.

O conteúdo orgânico do Instagram tem consistentemente algumas das mais altas taxas de engajamento entre todas as plataformas de mídia social, portanto, não é uma surpresa que seus anúncios também apresentem.

Vários estudos confirmam isso. A pesquisa independente da Forrester sobre anúncios no Instagram concluiu que os usuários são 58 vezes mais propensos a se engajar com conteúdo de marca no Instagram do que no Facebook e 120 vezes mais propensos a fazê-lo do que no Twitter. É importante notar também que os visitantes ficam em um site 192 segundos a mais quando eles vêm de um anúncio no Instagram. Mesmo que custem mais, acho que a maioria das empresas concordaria que vale a pena pagar mais por leads de boa qualidade.


(Traduzido e adaptado por FAMA Marketing Digital, do artigo de Ana Gotter: 7 Things to Know Before Running an Ad Campaign on Instagram, do Blog do Hootsuite) Fontes: Instagram agora permite que Você compartilhe Postagens no Stories / Por que seu Perfil no Instagram é a sua nova Páginal Inicial / 5 Atualizações empolgantes para o Instagram que estão chegando em 2018! / Os Stories do Instagram se tornaram Direcionadores de Tráfego para Editores e Influenciadores / O Instagram não irá mais Notificar as pessoas quando você capturar os Stories delas / IGTV: O Melhor Guia para a Nova Plataforma de Vídeos do Instagram